domingo, 15 de abril de 2012

Resenha Vida Secas - Baleia


Baleia

O livro intitulado “Vidas Secas” foi escrito por Graciliano Ramos, e publicado em 1938. Nele, temos a historia de uma família, Fabiano, Sinha Vitoria, e seus dois filhos. Este livro esta presente na segunda fase do modernismo, junto com outros demais. Deixemos então as apresentações de lado e nos concentremos em apenas um capitulo desta magnifica obra. Na verdade, não somente em um capitulo, mas sim, uma pequena personagem : Baleia .
     Quem ama animais, irá com certeza, gostar muito de uma cadelinha chamada Baleia. No capitulo, “Baleia” temos uma pequena estrutura dramática, onde a pobre cadelinha esta muito doente, e seus donos para não vê-la mais sofrer decidem mata-la, porém seus dois filhos não aceitam essa ideia, pois a cadelinha passara a maioria do tempo com eles, fazendo com que então, os meninos se apegassem muito a ela. Com um tiro em parte traseira, ela lutava para continuar viva, mostrando-se assim, uma cadela forte, mais forte do que os donos pensavam.
      Em “Baleia” temos um pequeno drama, uma cadela que luta para sobreviver. O autor descreve cada passo, uivo e pensamento da pobre cadela, e com isso o leitor consegue de certa maneira “entrar” dentro da obra. É um capitulo incrível, muito bem descrito.
      Por outro lado, algumas palavras escolhidas pelo autor, fazem com que a sua leitura seja um pouco cansativa. Para aqueles que não estão acostumados com a leitura é um pouco difícil se concentrar totalmente na historia. Talvez, se Graciliano Ramos não estivesse tão preso a certas estruturas, mais pessoas se emocionariam com o belo capitulo de “Baleia”.

Rodolfo Carvalho

Um comentário:

  1. Muito bom teu blog, Rodolfo!

    Esta é a ideia. Um espaço com "tua cara".

    Gostei da ideia das bandas. leve em frente!

    Abs

    ResponderExcluir